A Torre de Pisa pode ser o edifício ‘torto’ mais famoso do mundo – mas não é nada comparado a este arranha-céu de Abu Dhabi, o Capital Gate.
O arranha-céu Capital Gate brilha à luz do sol enquanto as pessoas entram e saem do saguão arejado. Acima deles, quase visíveis, estão os limpadores de janelas – suspensos com cordas, polindo artisticamente os 728 painéis de vidro feitos individualmente em formato de diamante.
+ Hospital de Bangladesh é eleito o melhor edifício do mundo. Veja detalhes!
+ Edifícios mais feios: começa o concurso para celebrar a arquitetura feia. Saiba mais!
Contudo, chamar o edifício de 35 andares e 160 metros de altura de Abu Dhabi de arranha-céu não transmite a essência do Capital Gate.
Pois, a instrução inicial não era fazer o maior ou mais alto edifício, mas “desafiar as regras da arquitetura e construir uma estrutura que colocaria Abu Dhabi no mapa do mundo“, diz Ahmed Al Mansoori, engenheiro líder de Capital Gate e Diretor de Engenharia da Abu Dhabi National Exhibitions Company.
Quase 10 anos depois da sua inauguração, ele continua sendo o “edifício mais torto do mundo”, de acordo com o Guinness World Records.
Isso porque Capital Gate se inclina 18 graus para o oeste – cerca de cinco vezes mais do que o ângulo da Torre de Pisa, na Itália – e os 17 andares superiores “penduram sobre a borda, colocando milhares de toneladas de pressão no núcleo do edifício”, explica Al Mansoori.
“A natureza quer que ela desmorone. Tudo na torre a faz querer cair, mas ela foi projetada para ficar.”, finaliza ele.
Quer saber mais sobre edifícios pelo mundo? Confira em nossas matérias:
+ Um dos mais belos edifícios verdes do mundo é uma vinícola. Conheça a Shilda!
+ 9 edifícios que nos mostram que já vivemos no futuro (essa foto é no Brasil, você sabe onde?)
+ Edifício brasileiro ganha prêmio internacional de arquitetura. Conheça o AGE360!
+ Restaurante em Xangai é o novo mais alto do mundo no 120° andar de edifício. Veja!